quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Os Esquecidos Interesses Sociais.

O Homem sócio-politico.
  Ultimamente não se pratica, discute ou opina sobre política sem a idéia abstrata, predadora e obscena da trilogia ideológica de Esquerda, Centro e Direita, tão radical que tende ao “lateralismo”(*) com o agravante de que o ser político precisa estar sobre um ringue para poder opinar... ...Pois essa deformação é herdada da Burguesia política do século passado; tempo em que a sociedade firmava alicerce de sua evolução, por isso, ainda, admissível. Mas por que, demonstrando interesses não tão burgueses, políticos ainda a cultivam?
     Esse é um dos males que devia estar banido da política, pois a evolução do “homem antropológico” deve induzir o "homem político" a ser representado, nas inter-relações sócio-políticas, por suas idéias, por sua cultura, por seu caráter e por sua capacidade de distinguir verdades absolutas de relativas, onde prevaleceria o grau de sua sapiência em perceber o que ocorre ao seu redor.

      Esquecem-se de que as objetivas carências da sociedade são polissêmicas, constituindo  a “Rosa das ideologias sociais”, porque apontam para todos os quadrantes de suas necessidades ao mesmo tempo em que se contrapõe aos fundamentos do desenvolvimento social, pois enquanto este exige a organização da sociedade a polissemia de interesses é a natureza do ser antropológico interagindo na sociedade, não admitindo freios, mas sim moderação, princípios que contradizem essa já deformada “trilogia ideológica”...
     Precisamos, portanto, avançar, pois estamos atrasados e se não nos aligeirarmos vamos estagnar no avanço da Cultura política e Geral!





Delmar Fontoura


(*) - Lateralismo é o neologismo da arcaica trilogia ideológica esquerda, centro e direita predadora da política convencional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário