terça-feira, 6 de março de 2012

As “linhas tortas” que salvaram a América e fizeram ruir a União Europeia.


Sobre Economia, só possuo conhecimento básico adquirido em minha formação como Administrador, mas isso me basta para saber que, supostamente tendo errado, ao resistir à ideia de unificação econômica, a América Latina se salvou de cometer os equívocos da visão utópica do escopo do projeto macroeconômico que a União Europeia pôs em prática.

Ora! Mas os fenômenos que regem a Ciência Econômica  são orgânicos, redundantemente, inconstantes, variáveis e autônomos-outodeterminantes. Gerir um “organismo econômico” é como cuidar de um paciente, que, por ser portador de uma patologia incurável, é condenado a viver “eternamente” numa UTI, exigindo cuidados permanentes... ...mas se forem relapsos, nos processos de manutenção de sua vida, ele entrará em colapso; ao contrário, se souberem aplicar o tratamento adequado prolongam-lhe a sobrevida... ...Simples assim? Não! Essa é a teoria, terrivelmente, verdadeira e complexa na execução!... 

Analogicamente, pode se afirmar que a Unificação Econômica da Europa deu entrada no hospital já sem vida, com o agravante de a terem mantido “entubada” numa UTI, quando deveria ter sido encaminhada para sepultamento.

Como é possível se admitir que, entidades econômicas, no mundo da competição, sobrevivendo do lucro, possam unificar ideias de diferentes mercados em que atuam, ainda mais quando esperam (sic) ser representadas por uma confederação de Estados políticos? Isso é, literalmente, impossível, considerando-se que tentaram, ao mesmo tempo, unificar etnias tão diversificadas, especialmente, na cultura econômica, como são as das “Europas” a semelhança às das "Américas"... ...o que foi um erro imperdoável sob o ponto de vista macroeconômico.

O idílio Europeu foi até lúdico, mas esqueceram-se de que o "consumo", na Economia,  assemelha-se a uma viçosa (sic) e bela mulher, que se entrega a um homem em troca de vários Cartões de Crédito... sem querer saber sobre os recursos desse homem...  ...O Mundo Econômico Europeu está e vai continuar pagando caro pela ingenuidade de ter liberado tantos cartões a bela e loira europeia de olhos azuis...

Enquanto isso, a morena Latino América, embora tenha flertado com essa utopia, paradoxalmente, foi salva pela desunião ariginada de sua diversificação étnica.

Mas que isso sirva de lição, pois é necessário deixar claro, que cada Povo precisa responder pelos erros que comete em seus negócios e pelos governantes que escolhe. Não é justo que os erros da Grécia, ou de qualquer ouro país, aflijam outras comunidades mundo afora como está ocorrendo.

E tem mais! Se o Mundo Econômico não se der conta de que a economia não pode sustentar esse “cancro”, que é a especulação sem a “eficácia” – eu disse eficácia, não eficiência – da produção, sendo esta o objeto do papel econômico, será o caminho para o caos...



Delmar Fontoura.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário