quarta-feira, 12 de março de 2014

Notícia do : UOL


Antigos navios militares da 2ª Guerra Mundial viram floresta flutuante; Veja Fotos

 

Abandonado desde o final da 2ª Guerra Mundial, o navio militar norte-americano se transformou num manguezal flutuante. Apelidado de "Floating Forest" (floresta flutuante), o SS Ayrfield foi construído em 1911 e utilizado por mais de 30 anos para o transporte de alimentos das tropas americanas na região do Pacífico.

Após o término da Guerra em 1945, a embarcação foi desmontada e o que sobrou ficou abandonado na baía de Homebush, em Sydney (Austrália). Com o tempo, o navio de 1,14 mil toneladas foi sendo tomado pela vegetação até se transformar numa verdadeira floresta.

A região é conhecida como um cemitério de navios da 2ª Guerra e possui outras embarcações abandonadas, como o SS "Mortlake Bank". Construído em 1934, a embarcação é bem semelhante ao "SS Ayrfield", mas é menos fotografada e visitada pelo acesso difícil.

Confira fotos do navio "SS Ayrfield" que se transformou numa floresta flutuante:


Foto: João Alves Scott


Foto: Jadson Baker

 


Foto: Andrei willard

 


Foto: Guilherme Arantes


Foto: Ligia Torantino


Foto: Roger Campos

3 comentários:

  1. Última postagem de tio Delmar (Delmar Joaquim Paim Fontoura), em 12 de março/2014. Logo após esta data, foi internado no Hospital Mãe de Deus, vindo a falecer em 05 de abril de 2014, sepultado no Cemitério São Miguel e Almas, dia 6, domingo. Tio Delmar nos deixou, todavia, ficaram suas realizações: Escritor, Poeta, Comentarista Político, titular do Blog www.jpfontoura.blogspot.com, desde 2010, conforme seu relato (10/10/2010). Deixa exemplos de honestidade, retidão em seus procedimentos, apego à família e extremamente dedicado ao seu trabalho, quando atuava, até se aposentar, no Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), de Porto Alegre. Órfão desde os oito anos, soube enfrentar as adversidades da vida, com muita garra, tendo tido, até os 37 anos, apoio incondicional de seu pai Dorval Fontoura. Formou-se na Faculdade de Administração, tendo atingido todos os cargos possíveis, em sua carreira, no DMLU. Faleceu aos 78 anos, deixando a prantear-lhe Iolete Saraiva Fontoura, esposa em Segundas Núpcias, Maria Alice, filha do primeiro casamento com Elza, uma neta (filha de Maria Alice), enteados, primos, sobrinhos, cunhada, amigos e muitos parentes em várias partes do estado. Sentidos pêsames a toda a família de Delmar Joaquim Paim Fontoura. Do sobrinho, com quem tio Delmar mantinha permanente contato, Derli Baltasar Castagna Paim - São Leopoldo (Delmar era o irmão mais novo de meu pai Euclides)

    ResponderExcluir
  2. Meus sentimentos! Gostava muito de ler os textos do Sr.Delmar. Paz para ele na pátria espiritual.....

    ResponderExcluir
  3. João Paulo Da Fontoura Sérgio Fontoura • 10 horas atrás
    Oi, Sérgio, legal encontrar outro Fontoura. Sou escritor ( pertenço à Alivat ) e historiador diletante. No nosso caso, dos Fontouras, pertencemos, todos, a um tronco secular chamado João Carneiro da Fontoura. Este oficial dos Dragões do Reino, veio ao brasil ( ele e mais dois irmãos) por volta de 1730, diretamente par as Minas Gerais. Após foi par a Colônia de Sacramento, depois Rio Grande e, por fim, para a fortificação do Rio Pardo. Ele teve 11 filhos - 6 mulheres e 5 homens. Todos os Fontouras gaúchos descendem deste tronco, portanto somos parentes do Francisco Pinto, do Vicente da Fontoura, do João Neves, etc., etc. Prova disso é que viemos quase todos da região à roda de Rio Pardo, Cachoeira. O meu pai, que sempre alegou ser sobrinho-neto do João Noves da Fontoura, é de Cachoeira do Sul. Estou fazendo um trabalho de pesquisa iniciando em Portugal - século 14. Fontoura vem de "fuentes d'ouro" - uma pequena região no norte de Portugal, fronteira com a Galicia. Abraços, cara!
    (comentário de João Paulo da Fontoura. no Jornal Zero Hora)

    ResponderExcluir