quarta-feira, 30 de março de 2011

“Me” libertei da gramática.



Cansei...
Pô! Chega de repreensões
De gramáticos professores.
Não quero mais ser vigiado
Por Aurélios ou doutores!...

Não mais me submeterei
Às conjunções aditivas,
Muito menos às causais
Nem às adversativas!...

Adjetivarei substantivos;
Substantivarei adjetivos;
Não verbalizarei pronomes,
Mas pronominarei verbos!...

Se não tenho compromisso,
As prócli, mesócli e ênclises
Dos pronomes, ipisis verbis,
Não mais me sufocarão!...

Pois não sendo um poeta
Não usarei mais simetrias,
Não terei nenhum pudor
Em usar torto assimétrico!...

Darei asas às locuções para,
Intensificando a insanidade,
Deixar voar tod'os advérbios
Superlativos dessa liberdade!...

Parafrasearei os músicos,
Pois escreverei de ouvido.
Modificarei morfologias
E solecizarei as sintaxes!...

Se nessa insubordinação
Encontrar incoerências,
Creiam não me avexarei:
Pontuarei as reticências! 

Abro parênteses, bem aparentes,
Para um restinho de sanidade,
Não prosearei sobre os causos
Com a pretensão da verdade!...,,


J. P. Fontoura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário