terça-feira, 22 de maio de 2012

Deu na VEJA.


Se a notícia abaixo for verdadeira o que podemos esperar dos eletroeletrônicos que compramos no Brasil?
---------------------------------

EUA acham 1 milhão de peças piratas nas Forças Armadas

Segundo relatório do Senado, 70% dos componentes falsificados vêm da China

Cargueiro C-17 Globemaster III é um dos que usa peças pirateadas, segundo Senado dos EUA Cargueiro C-17 Globemaster III é um dos que usa peças pirateadas, segundo Senado dos EUA (Divulgação)
Mais de um milhão de peças eletrônicas piratas, a maioria fabricada na China, estão em uso em aeronaves da Força Aérea e da Marinha dos Estados Unidos. A descoberta foi feita após uma investigação do Comitê das Forças Armadas do Senado americano, que concluiu em relatório publicado nesta segunda-feira que os componentes falsificados representam um enorme perigo para a segurança nacional dos EUA.
De acordo com o documento, a investigação comandada pelos senadores Carl Levin (democrata) e John McCain (republicano) encontrou cerca de 1.800 casos de utilização de peças piratas. Em 70% deles, rastreou a fabricação dos componentes até a China. Na lista de pirateados estão o maior avião cargueiro da Aeronáutica americana, helicópteros de operações especiais e aeronaves de vigilância da Marinha.
O levantamento, disse o senador Levin, “revela como a inundação de peças falsificadas, sobretudo da China, ameaçam a segurança nacional e das tropas americanas". A investigação, segundo o parlamentar, "domonstra o fracasso da China para policiar o mercado flagrante de peças falsificadas – uma falha que China a precisa corrigir", declarou.
Vistos – O relatório do comitê do Senado americano afirma ainda que o governo chinês negou conceder vistos para a equipe do comitê viajar até o país asiático a fim de prosseguir seu trabalho. Um representante da Embaixada da China em Washington teria alegado que a questão era "sensível" e poderia "prejudicar" entre os dois países.
Os chineses, porém, não são os únicos responsabilizados pela introdução de componentes piratas no arsenal militar americano. O relatório indica que as autoridades dos EUA e empresas terceirizadas que prestam serviço às Forças Armadas contriubuíram para deixar mais vulnerável a rede de fornecedores de equipamentos de defesa ao não detectarem as falsificações ou não reportá-las.
“A falha de uma única peça eletrônica pode deixar um soldado, marinheiro, piloto ou fuzileiro vulnerável na pior hora possível", afirma o documento, que ainda o Departamento de Defesa "desconhece o alcance e o impacto de peças falsificadas em sistemas de defesa" e o uso indiscriminado de componentes de "distribuidores independentes" é inaceitável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário